Menu
menu

Toda vez que vi fotos feitas com o Cinestill 800T, filme cinematográfico rebobinado para ser usado como filme fotográfico pela Cinestill, babei pelas cores, o tom azulado por ser balanceado para tungstênio, os efeitos avermelhados nas fontes de luz, e queria, queria muito fotografar com ele. Paguei uma nota preta em 2 rolinhos comprados nos Estados Unidos e que chegaram pra mim com cobrança de impostos nos Correios e tudo.

Antes de mais nada, o Cinestill 800T é a película para cinema chamada Vision 3 de ISO 500 da Kodak adaptada para ser revelada em processo C-41, o processo de revelação colorida mais comum para negativos. Para isso, retiram a camada chamada “remjet” que além de ajudar o filme a não se desgastar ao passar nas roldanas de cinema, também é a camada “anti-halo”, que evita as aberrações cromáticas nas fontes de luz muito fortes. Essa camada é um contaminante dos químicos usados no processo de revelação. Com ela retirada, notamos um halo vermelho nas luzes.

No primeiro rolo que usei, fotografei no ISO recomendado (800) e revelei normal. Para quem não é fã de granulado em foto colorida, a primeira decepção. É um filme que produz muitos grãos e ruídos coloridos. Algumas falhas na remoção do remjet também me incomodaram um pouco, assim como alguns vazamentos de luz que tenho certeza, foram no processo de passar o filme para bobina.

O comportamento do filme em lugares mais claros é visivelmente melhor.

Cinestill 800T @800 – Bruno Silva.

Já em locais mais escuros, o granulado quase inutiliza a fotografia. Por isso, procure usar em locais com alguma iluminação.

Cinestill 800T @800 – Bruno Silva.

O segundo rolo eu decidi fazer “puxado”. Muitas pessoas que usam o Cinestill puxam o filme para ISO 1600 e pareciam conseguir belos resultados, com muito contraste e cores fortes. Segundo as instruções da própria empresa, apesar de aumentar somente um ponto na hora de fotografar, é necessário puxar 2 pontos na revelação. Fiz exatamente o instruído mas a decepção foi ainda maior.

Surgiu uma névoa no filme, muito estranha, e o granulado inutilizou todo o filme. Fiquei triste porque havia caprichado bastante neste rolo.

Cinestill 800T @1600 – Bruno Silva.
Cinestill 800T @1600 – Bruno Silva.

Eu não voltarei a comprar este filme, mas se um dia tiver que fazer outro deste, com certeza faria o filme todo em ISO 400, sobre-expondo um ponto. Creio que os resultados seriam muito melhores, mas pra um filme caro destes, pra mim já deu. Não faz parte dos meus preferidos.

Grão, pra mim, só no preto e branco.

 

 

Post Anterior

error: Content is protected !!